quinta-feira, 30 de agosto de 2012


A reação dos alunos ao fazer a inscrição para os vestibulares.

Tenho tido  semanas de intenso  trabalho desde a volta dos alunos para o 2º semestre. Além dos medos e inseguranças que surgem no momento de "fecharem" sua escolha, outros receios começam a surgir. Pais, vocês não calculam como alguns filhos sofrem com o receio de morarem longe de casa, de não ter a "comida" da mãe, de se assustarem de lidar com cartão de débito, de crédito, de ter que pagar conta, negociar o valor da diarista, achar com quem morar, e enfrentar o novo. Ah! o novo. É assustador quando está na imaginação! Vira um "monstro"!
O que os alunos trazem como queixa geralmente é o medo de estar escolhendo a profissão errada.Só que após algumas intervenções, vou percebendo que a escolha está segura, eles têm até o plano "B" já estabelecido. Se não entrar vou fazer cursinho, vou amadurecer melhor minha decisão, enfim. E aí começa a aparecer na "queixa" o entorno desse aluno. E no entorno estão incluídos a expectativa dos pais, da família, dos amigos, o namoro atual, a distancia de casa, a "república, e toda a moldura que compõe nada mais que o CRESCER.
Cresçam caros alunos. Dói,  mas vale a pena viver em plenitude esse momento tão exigente, mas tão maravilhoso!

Um comentário:

  1. Esse medo do novo acontece sempre. Até em quem já se formou... Vem em outros assuntos, mas ah! o novo! É difícil, mas é lindo crescer. É para isso que vivemos, afinal.
    Lindo blog, Bel.

    ResponderExcluir