quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Os resultados dos vestibulares começam a ser divulgados


Que coisa boa!
 Entrei no face agora e os alunos começam a postar seus resultados nos vestibulares. Passei aqui, passei ali. Já fiz matrícula.
Esforço de anos que se concretizam pra uns,  e sonhos que são adiados pra outros. Adiados...........
Não há problema! Recomeçar faz parte da vida, refazer a história, rever conteúdos, repensar as escolhas e a possibilidade de rever a escolha de curso superior. Não há problema em recorrer a um cursinho, ter a possibilidade de rememorar os conteúdos já vistos, refazer algumas provas dos vestibulares para os quais você tem foco.
Tudo vale! Vale ficar feliz porque já conseguiu a vaga, vale ficar triste porque ainda não deu certo. Mas, dê um tempo pra si mesmo. Vamos ao plano "B". Em tudo na vida temos 50% de chances do sim ou do não. Se sim, valeu. Se não, valeu do mesmo jeito. Tudo são vivências e experiências que de alguma forma vamos aproveitar. Talvez não percebamos agora, mas aprendendo  a lidar com as frustrações, estaremos fazendo um bom treino para lidar com a vida. Com aquilo que nâo dá certo no momento que gostaríamos e que sonhamos, que nos chateiam, mas que nos renovam no desejo de lutar e sonhar com todo empenho por aquilo que queremos.
Viver  requer incluir o que não conseguimos, no tempo que gostaríamos!Nem por isso desistirmos!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Chegou o "terceirão". Hora de priorizar a escolha de profissão!


Estamos de volta! Volta às aulas, novo recomeço.

Para os alunos do "terceirão", um ano especial, onde serão desafiados não só na conclusão do Ensino Médio, mas terão que ter "um olho no gato e outro no peixe", porque estarão vislumbrando nesse ano, o futuro que está por vir. Terão que decidir por um curso, passarão pela frustração de ter que excluir alguns cursos que talvez até dessem certo.
E irão se frustrar, porque ninguém terá essa resposta para dar. A resposta do que farão com sua graduação, seu curso superior, que rumos seguirão na sua escolha profissional, em que área pretendem atuar. Ufa! Não será uma tarefa fácil, mas será uma das mais belas tarefas. Decidir a própria vida, dar rumo à própria história, se envolver com assuntos e atividades de interesse. Experimentar a autonomia de ser o dono do próprio rumo!
Isso exige empenho. Exigirá de vocês, implicar-se e envolver-se com esse assunto, que deverá estar nas suas  prioridades. Escolher é um ato de coragem, dá trabalho, e sugere que você guarde um pouco de tempo por dia, para se dedicar à esse assunto!
Mas, não se desespere. Não sofra porque ainda não sabe! Não saber faz parte dessa idade, desse momento. Mas, a atitude perante àquilo que não sabemos é ir atrás!
Então vamos juntos!